Dificuldades de Aprendizagem



Dificuldades de Aprendizagem


As dificuldades de aprendizagem podem ser consideradas desordens neurológicas que interferem com a receção, integração ou expressão da informação, sendo caracterizadas por uma acentuada discrepância entre o potencial e a prestação escolar da criança.

Segundo o DSM-IV, nas perturbações da aprendizagem o rendimento individual em provas de leitura, escrita ou aritmética é substancialmente inferior ao que é esperado para a idade, nível de escolaridade e nível intelectual, sendo que estes problemas interferem com o rendimento escolar e atividades do quotidiano em que as competências de leitura, escrita ou aritmética estão diretamente implicadas. 

Crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem podem apresentar dificuldades em diferentes tipos de aprendizagem:

1- Simbólica ou verbal: em competências académicas, como ler, escrever e contar;

2- Não simbólica ou não verbal, em competências psicossociais ou psicomotoras, como orientar-se no espaço, desenhar ou interagir socialmente com o outro.


As Crianças com Dificuldades de Aprendizagem podem Apresentar Problemas em vários Âmbitos:


- Psicomotores: apresenta um perfil psicomotor fraco, com movimentos exagerados e descoordenados, dificuldades de equilíbrio, especificamente problemas vestibular e propriocetivos, problemas de lateralidade, na noção do corpo, ao nível da estruturação espácio-temporal, problemas na memória a curto prazo visual e auditiva e dificuldades na coordenação de movimentos, particularmente ao nível da  grafo motricidade e da coordenação visuomotora.

- Atenção: dificuldade em focar e fixar a atenção e na seleção de estímulos, com alterações e flutuações na atenção seletiva e na sua duração e extensão;

- Cognitivos: dificuldades no processamento de informações, incluindo tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória;

- Percetivos: dificuldade em identificar, discriminar e interpretar os estímulos auditivos e visuais, o que interfere nas aprendizagens simbólicas; 

- Memória: problemas na memorização, quer visual, quer auditiva, conservação, consolidação, retenção; 

- Psicolinguísticos: problemas nos processos psicolinguísticos recetivos, integrativos e expressivos; 

- Comportamento: consistem em padrões de comportamento tão difíceis que ameaçam as relações normais entre a criança e quem a rodeia;

- Emocionais: sinais de instabilidade emocional e insegurança, baixa autoestima, pouca tolerância à frustração.


Características das Crianças com Dificuldades de Aprendizagem


As crianças com dificuldades de aprendizagem podem manifestar uma combinação de habilidades e dificuldades que afetam o processo de aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem podem surgir em áreas como: atenção voluntária e concentração; velocidade de processamento simultâneo e sequencial da informação visual, auditiva e tátilo-quinestésico; discriminação, análise e síntese percetiva; memória a curto prazo; cognição; expressão verbal; e psicomotricidade.

Estas crianças podem ter dificuldades na aquisição de algumas competências, podendo adquirir outras rapidamente. Uma criança com dificuldades de aprendizagem apresenta um perfil de aquisição de competências irregular, com progressões e regressões.


 A Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem


A intervenção psicomotora tem como objetivo principal fomentar uma vivência harmoniosa e equilibrada da criança no seu corpo, com os outros e com o meio envolvente, estimulando e facultando o desenvolvimento global da criança e, consequentemente os processos de aprendizagem. 

As aprendizagens da leitura, escrita e cálculo vão depender das evoluções das capacidades motora, ou seja, só a partir de um certo nível de organização motora, de coordenação fina dos movimentos e de uma integração vivida espácio-temporal se podem desenvolver estas aprendizagens.

Assim, uma vez que a Terapia Psicomotora se apresenta como uma perspetiva de intervenção que permite ao indivíduo conhecer-se a si próprio e o que o rodeia, através da organização de atividades e da utilização de instrumentos específicos como o corpo, o espaço e o tempo os objetivos prendem-se com:

- Tomada de consciência do esquema corporal;

- Desenvolvimento da lateralização e do equilíbrio;

- Desenvolvimento do sentido de orientação;

- Intensificação da atenção;

- Introspeção e reflexão pessoal;

- Desenvolvimento do sentido rítmico e da estruturação espácio-temporal;

- Desenvolvimento da criatividade;

- Desenvolvimento da comunicação e interação com os outros.

Desta forma a Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem pode trabalhar os seguintes fatores, com os seus objetivos:

- Tonicidade: relaxação ativa e passiva;

- Equilibração: equilíbrio estático e dinâmico;

- Noção do corpo: conhecimento do próprio corpo e do corpo do outro, noções espaciais do próprio corpo e do outro, interiorização da imagem corporal, coordenação, caligrafia, leitura harmoniosa, gestual, ritmo de leitura (frase, palavra), imitação, entre outros;

- Lateralidade: identificação da dominância lateral, reconhecimento da direita e da esquerda, ordenação espacial, direção gráfica, ordem das letras e dos números, discriminação visual, estruturação espácio-temporal, noções espaciais e temporais, estruturação rítmica, perceção visual e auditiva, identificação e combinação de letras e números, noções de esquerda e direita, alto e baixo, dentro e fora (espaço para escrita: progressão/grandeza, classificação/seriação, orientação/cálculos);

- Praxia global e fina: perturbações do grafismo (motora fina); manipulação / preensão.

No que se refere à aprendizagem da leitura e da escrita, as relações existentes, entre estas e o aumento do potencial psicomotor da criança proporcionam condições favoráveis às aprendizagens escolares.

A aprendizagem da escrita é especialmente, um processo de relação percetivo-motora, pois os sinais gráficos devem ser transcritos para o papel de forma organizada, seguindo o tempo e o espaço.

Pode-se concluir, portanto, que as contribuições da psicomotricidade na aquisição da pré-escrita estão relacionadas com o domínio do gesto, com a estruturação espacial e a orientação temporal que são os três fundamentos básicos da escrita, os quais supõem: uma direção gráfica (escrevemos horizontalmente da esquerda para a direita), noções de cima e baixo, de esquerda e direita e de oblíquas e curvas e noção de antes e depois.

A realização de exercícios de pré-escrita e de grafismo são necessários para a aprendizagem das letras e dos números, com a finalidade de permitir à criança atingir o domínio do gesto e do instrumento, a perceção e a compreensão da imagem a reproduzir. Esses exercícios são desenvolvidos através de atividades puramente motoras ou de grafismo.