Curiosidades



Apraxia


 A apraxia é uma desordem neurológica que se caracteriza por provocar uma perda da habilidade para executar movimentos e gestos precisos, apesar do paciente ter a vontade e a habilidade física para os executar. Apraxia é o prejuízo na capacidade de executar atividades motoras, apesar de as capacidades motoras, função sensorial e compreensão estarem intactas para a tarefa exigida.


Na realidade Apraxia é a perda da capacidade de executar eficientemente a intenção para um ato para um determinado fim, mas não há comprometimento anatômico das estruturas cerebrais envolvidas na execução desse ato (seja ele da musculatura voluntária, da fala, da mímica…).


 Eles apresentam prejuízo em sua capacidade de demonstrar com mímica o uso de objetos (por ex., pentear os cabelos) ou de executar atos motores conhecidos (por ex., acenar dizendo adeus).


A apraxia pode contribuir para défice nos atos de cozinhar, vestir-se e desenhar. As perturbações na habilidade motora podem ser testadas pedindo que o indivíduo execute funções motoras.


Praxis é quando você pensa, eu quero colocar a minha calça, então o seu cérebro diz aos seus músculos quais são as medidas necessárias para realizar esta tarefa.


Quando se tem apraxia, tem – se dificuldade do cérebro em realizar o comando dos músculos para realização da tarefa.


O termo pode ser usado para outras tarefas relacionadas, como, apraxia na fala, apraxia oral e apraxia para vestir.



                                                                                 

Alicerce essencial para habilidades motoras fina.

- Boa e correta base postural (postura sentada)

- Perceção tátil

- Coordenação bilateral

- Mobilidade dos dedos, indicador e polegar e estabilização do dedo médio


Em primeiro lugar, a criança precisa de uma boa base postural. Os músculos maiores dos ombros e tronco estabilizam o braço para que os dedos fiquem livres para se moverem. Quando essa base é frágil, a criança pode apresentar dificuldade para segurar o lápis para pintar, desenhar, escrever e muito mais, tais como:

- Pouca graduação de força na escrita

- Não ter controlo postural suficiente para manter a escrita

- Pode ocorrer uma grande tensão no ombro (cintura escapular)

- Cansar facilmente

- Dores na região de pescoço e ombro.

- Lentidão dos movimentos


O uso do lápis ou de uma tesoura de forma inadequada pode ocorrer devido a uma pobre estabilidade da cintura escapular e dos grandes músculos do tronco. Uma criança com pobre estabilidade na cintura escapular precisa de uma grande quantidade de esforço nas habilidades motoras finas.

Em segundo lugar, a criança precisa de uma boa perceção tátil (também conhecida como a perceção ao toque).Se a criança não receber um bom feedback dos seus dedos, é difícil uma boa precisão dos movimentos dos dedos. Exemplo: lavar os pratos com uma luva de borracha ocorre uma sensação estranha e também bastante difícil perceber e controlar os movimentos das mãos e dos dedos.

Quando uma criança tem uma base fraca de perceção ao toque, parece que ela está a fazer tudo com luvas de borracha. Não há, provavelmente, nada de errado com as mãos e dedos, mas o seu cérebro está com dificuldade de processar as informações de suas mãos corretamente e o desenvolvimento motor não é o ideal.

Coordenação Bilateral é a capacidade de usar os dois lados do corpo em conjunto de forma coordenada. Algumas habilidades motoras finas, funcionam de maneira coordenada e precisa, como amarrar os atacadores das sapatilhas, cortar com tesoura, apertar um parafuso, fechar e abrir botões e zipe, cortar e comer com garfo e faca e muito mais.

Finalmente, os músculos da mão precisam aprender a trabalhar de forma precisa. Assim a mão tem a função essencial para as habilidades motoras finas, está intimamente relacionada a posição do antebraço e punho, principalmente a mobilidade dos dedos indicador e polegar e a estabilidade do dedo médio.





Escala de desenvolvimento - Atividades de vida diária (vestuário)


-tirar as meias - 18 meses

-tira os sapatos - 2 anos

-tirar as calças (necessita de ajuda para passar na anca) - 2 anos

-desabotoa os botões médios da camisa - 3 anos

-desamarra o laços - 3 anos

-tirar roupas sem fechos - 3 anos

-vestir cuecas /calças - 3 anos

-vestir meias - 4 anos

-abotoar botões grandes de camisa - 4 anos

-enfiar atacadores nos sapatos - 4 anos

-veste-se e despe-se com ajuda - 4 anos

-abotoar botões tamanho médio - 5 anos

-veste-se, exceto pequenas abotoações - 5 anos

-amarra sapatos - 6 anos

-abotoa botões pequeno - 6 anos



Antes de aprender a escrever

A mão dominante deve ser estabelecida e a preensão adequada do lápis, a criança deve ser capaz de copiar os traços apresentados de seguida antes de começar a aprender a escrever as letras.


- Rabiscos e garatujas - 1 a 2 anos

-  2 a 3 anos -imita traços vertical e horizontal

- 3 a 4 anos - imita um círculo e uma cruz

- 4 a 5 anos - copia um quadrado, triângulo

- 5 a 6 anos - cópia de letras e números



Dificuldades de Aprendizagem Relacionadas com a Lateralidade

A lateralidade constitui um processo essencial às relações entre a motricidade e a organização psíquica intersensorial. Representa a consciencialização integrada e simbolicamente interiorizada dos dois lados do corpo, lado esquerdo e lado direito, o que pressupõe a noção da linha média do corpo.


Dessa consciencialização vão decorrer, então, as relações de orientação face aos objetos, às imagens e aos símbolos, razão pela qual a lateralização vai interferir nas aprendizagens escolares de uma maneira decisiva.


A lateralização, além de ser uma característica da espécie humana em si, põe em jogo a especialização hemisférica do cérebro, reflete a organização funcional do sistema nervoso central.


A consciencialização do corpo pressupõe a noção de esquerda e direita, sendo que a lateralidade com mais força, precisão, preferência, velocidade e coordenação participa no processo de maturação psicomotor da criança.


A capacidade de a criança ascender à simbolização passa pela dominância cerebral, pois, caso contrário, resulta em distúrbios quer na linguagem falada, quer na linguagem escrita.


Possíveis Problemas de Aprendizagem Relacionados com a Lateralidade

Dislexia caracteriza-se por dificuldades de aprendizagem relacionadas à identificação, compreensão, interpretação dos símbolos gráficos e por leitura defeituosa, lenta e silabada. A criança disléxica não é capaz de soletrar palavras, mesmo que reconheça as letras. Troca as sílabas, substitui letras, omite letras ou palavras, inverte letras e, algumas vezes, tenta ler de trás para frente, confundindo, inclusive, letras com simetria semelhante. A dislexia consiste na dificuldade de aquisição da leitura na idade habitual, executando toda debilidade ou deficiência sensorial; a ela se associam dificuldades de ortografia e, em alguns casos, distúrbios psicomotores e de linguagem.


Disortografia consiste na dificuldade para memorizar as regras ortográficas e sintáticas, para usar adequadamente as letras SS, S, Ç, RR, R, CH e X, para diferenciar gênero de número, para inverter termos, para evitar erros gramaticais considerados grosseiros por especialistas da área.


Discalculia é a dificuldade na identificação de símbolos visuais, em cálculo, em conceção de ideias e em aspetos verbais ou não verbais.


Os transtornos psicomotores como a lateralidade e a estruturação do esquema corporal são, de certa forma, responsáveis pela síndrome da dislexia.


Há alterações psicomotoras que interferem nas tarefas escolares, com reflexos diretos na escrita, dentre os quais podem ser citados e considerados:


- Falta de maturidade motora, a qual se manifesta através de uma debilidade motora na realização dos movimentos gráficos, na lentidão e na dificuldade de modo geral;


- Tonicidade alterada para menos ou para excesso: as crianças hipotónicas fazem traço débil e letras mal acabadas ou incompletas, e as crianças hipertônicas realizam o traço com demasiada pressão, sendo frequentes as sincinesias e os movimentos espasmódicos;


- A falta de coordenação motora que, isolada ou juntamente com as alterações neurológicas ou emocionais, se manifestam através de dificuldades mais ou menos graves, em alguns casos, para segurar o lápis e controlar os movimentos.