Psicomotricidade

06-02-2015 15:48


Psicomotricidade


A Psicomotricidade consiste em educar de forma sistemática os diferentes comportamentos psicomotores, facilitando a ação das diversas técnicas educativas, permitindo assim uma melhor integração na vida social e escolar.


Os estudos da psicomotricidade ultrapassam os problemas motores, pesquisam também as ligações com a lateralidade, a estruturação espacial e a orientação temporal por um lado e, por outro, as dificuldades escolares de crianças com inteligência normal.


A Psicomotricidade não pretende realçar a automatização, a eficácia, a destreza motora ou o rendimento motor. Pretende sim, transformar o corpo num instrumento de ação sobre o mundo e num instrumento de relação e expressão com os outros. Foca-se na significação do corpo agido, vivido e criativo, integrado e orientado no tempo e no espaço, isto é, um corpo consciencializado.


A psicomotricidade compreende uma mediatização corporal e expressiva, na qual o técnico estuda e compensa condutas inadequadas e inadaptadas em diversas situações, geralmente ligadas a problemas do desenvolvimento e maturação psicomotora, de aprendizagem, de comportamento, ou de âmbito psico-afetivo.


Intervenção em Psicomotricidade


A intervenção psicomotora é feita após uma avaliação cuidada e pretende utilizar o corpo e a ação do indivíduo e do psicomotricista, de forma a ultrapassar as dificuldades detetadas, normalizando ou melhorando o comportamento da pessoa.


Identificação dos problemas


                 Formulação de objetivos      


                                    Plano Individualizado

                                                                                                              

                                                                       Sucesso


                                        Avaliação contínua                                      


A partir do inventário de áreas fortes e fracas, elabora-se um plano individualizado com o objetivo de compensar e modificar o potencial psicomotor;


No final da intervenção, e mediante um processo de avaliação contínua, deve apurar-se se os objetivos estão ou não a ser atingidos, e caso não estejam, reiniciar todo o processo de intervenção.


A psicomotricidade atua no auxílio de várias problemáticas:


- Físico: motricidade fina e global, desarmonias tónico-emocionais, instabilidade postural, perturbações do esquema corporal e da lateralidade, perturbação de estruturação temporal e espacial, perturbações da imagem corporal, problemas psicossomáticos, entre outros.


- Cognitivo: défices de atenção, de memória, de organização percetiva, simbólica e conceptual.


-  Sócio afetivo: dificuldades de comunicação e de contato, inibição, agressividade, hiperatividade, entre outros.


Diagnóstico e Correlação:


Dificuldades na Equilibração: podem Estar diretamente relacionada com a falta de atenção, concentração, estados de vigilância e de emoção.


Dificuldades na Noção do Corpo e na Estruturação Espácio-Temporal: podem revelar uma baixa capacidade de raciocínio e adaptabilidade a novas situações


Dificuldades na Motricidade Global e Fina: podem indicar as dificuldades na organização da atividade consciente e a sua programação, regulação e verificação.


Perguntas Frequentes


O que é Psicomotricidade?


A psicomotricidade é uma mediatização corporal e expressiva, na qual o reeducador, o professor especializado ou o terapeuta estuda e compensa condutas inadequadas e inadaptadas em diversas situações geralmente relacionadas com problemas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de aprendizagem de comportamento ou no campo psicoafectivo. A psicomotricidade considera a motricidade humana como uma ação e uma conduta relativas a um indivíduo, ou seja, uma ação que só pode ser concebida e abordada nos substratos psiconeurológicos que a integram, elaboram, planificam, regulam, controlam e executam.


A psicomotricidade é um processo relacional e inteligível entre a situação e a ação, entre os estímulos e as respostas, isto é, entre as gnosias e as praxias. Em psicomotricidade, o psíquico e o motor são componentes, complementares, solidários e dialéticos, da mesma totalidade sistémica, encarando o corpo e a motricidade como componentes essenciais da estrutura psicológica do Eu, na medida em que é na ação que o mesmo toma consciência de si próprio e do mundo.


A psicomotricidade deve ser entendida como uma educação corporal básica na formação integral da criança, como um meio de expressão que dá prioridade à dimensão no verbal e nas atividades diretivas exploratórias num período evolutivo concreto desde os primeiros meses até aos 8 anos de idade.


A psicomotricidade é a área que compreende e investiga as relações e as influências entre o ato psicológico e o ato motor. O desenvolvimento psicomotor é a base ou melhor o suporte das aprendizagens dos primeiros anos de vida.


A educação ou a reeducação psicomotora identifica no corpo, no movimento e na ação, elementos fundamentais para aprender e agir sobre a realidade. É através da ação sobre o mundo que a rodeia que a criança organiza as suas aprendizagens e cresce de forma harmoniosa e equilibrada, assim como um mundo organizado e estável que rodeia a criança também faculta o seu bom desenvolvimento psicomotor.


Qual a finalidade da Psicomotricidade e a quem se destina?


Mobilizar e reorganizar as funções psíquicas, emocionais e relacionais do indivíduo desde bebé a sénior;


Aperfeiçoar a conduta consciente e o ato mental (input, elaboração e output);


Elevar as sensações e as perceções a níveis de consciencialização, simbolização e conceptualização (da ação aos símbolos e vice-versa, passando pela verbalização);


Harmonizar e maximizar o potencial motor, afetivo relacional e cognitivo, ou seja, o desenvolvimento global da personalidade, a capacidade de adaptabilidade social e a modificabilidade estrutural de processamento de informação do indivíduo;


Fazer do corpo uma síntese integradora da personalidade, reformulando a harmonia e o equilíbrio das relações entre o psíquico e o motor, por meio do qual a consciência se edifica e se manifesta, com a finalidade de promover a adaptabilidade a novas situações.


Aperfeiçoar ou normalizar o comportamento geral da criança e favorecer a sua integração social (através da consciência do próprio corpo, domínio do equilíbrio, controle da inibição voluntária e da responsabilidade, controle e eficácia das diversas coordenações globais e segmentárias, organização do esquema corporal, orientação espacial e temporal, entre outras…)


Favorecer as aprendizagens escolares e preparar a educação das capacidades solicitadas durante a mesma.


A psicomotricidade destina-se a bebés, crianças, jovens,  adultos e  idosos, o atendimento pode ser individual ou em grupo. Pode atuar nas áreas de pediatria, psiquiatria, gerontologia, neurologia, educação entre outras. Presta atendimento em instituições,  empresas, consultórios, hospitais ou em domicílios. É uma técnica utilizada principalmente em casos de:


- Dificuldades de Aprendizagem (dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia);


- Problemas Psicomotores (desarmonias tónico-emocionais, perturbações ao nível do equilíbrio, da lateralidade, do esquema corporal, da estruturação espácio-temporal, da motricidade global e da motricidade fina);


- Perturbações Emocionais e do Comportamento (perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbação da relação e da comunicação, da agressividade, da ansiedade e da inibição);


- Perturbações do Espectro do Autismo;


- Atrasos Globais do Desenvolvimento;


- Défices Cognitivos…


Quem é o Psicomotricista?


É um profissional habilitado com curso superior da área da saúde e da educação, que previne, trata e estuda o indivíduo na aquisição e no desenvolvimento de transtornos psicomotores. O Papel do psicomotricista é estimular o pensamento através do movimento.


Que técnicas são utilizadas pelo psicomotricista?


- Técnicas de Relaxamento e de Consciencialização Corporal - pela reelaboração do esquema e da imagem corporal, da consciencialização tónico-emocional, com intencionalidade psicoterapêutica;


- Educação Gestual e Postural - com a reeducação da atitude, do equilíbrio e do controlo tónico;


- Atividades Expressivas - formação e transformação ao serviço da identidade, da capacidade de comunicação e da exteriorização tónico-emocional das problemáticas, podemos recorrer à música, ao desenho, a modelagem, a mímica, a dança, entre outras;


- Terapia e Reeducação Gnoso-Práxica - estruturação espácio-temporal, organização planeada e interiorização da ação e da sua representação através de formas diversificadas de expressão;


- Atividades Lúdicas - podem ser realizadas em grupo ou individual.


Quais são os modelos de Intervenção?


- Preventivo e educativo: quando se pretende estimular o desenvolvimento psicomotor e o potencial de aprendizagem, e a melhoria de competências de autonomia;


-  Reeducativo: quando a dinâmica do desenvolvimento e da aprendizagem está comprometida;


- Terapêutico: quando é necessário ultrapassar problemas psico-afetivos que comprometem a adaptabilidade do individuo.  


Em que contexto atua o psicomotricista?


A intervenção psicomotora pode ser realizada em clínicas ou como parte integrante em equipas multidisciplinares em diferentes contextos, tais como no contexto hospitalar, escolar, institucional e familiar.




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